Páginas

quarta-feira, 8 de março de 2017

Feliz dia internacional das mulheres

Feliz dia internacional das mulheres. Este é um texto para não ser lido. Só por hoje eu estou cansada. Este não é um texto para mostrar que mulheres precisam lutar pelos seus direitos. Este é apenas um texto para dizer que por hoje eu estou cansada. Sim, cansada de ter que sustentar a identidade de feminista. Cansada de ter que me justificar por ter comprado livros em uma promoção, que infelizmente não inclui livros técnicos. Sim, mulheres leem livros técnicos. Não, estes, que são livros naturalmente mais caros não estavam incluídos na promoção. Por que eu não posso comprar os livros que eu quiser onde eu quiser?
Feliz dia internacional das mulheres. Para quem? Hoje é um dia muito cansativo, por todos os lados sou bombardeada com frases de empoderamento. Veja, estou cansada, não quero isso hoje. Hoje não quero ler sobre a quantidade absurda de violência diária contra as mulheres, não quero ler sobre o meu dever de lutar pelos meus direitos. Aliás, como assim? Por que eu tenho que lutar por algo que deveria me ser oferecido por natureza?
Este é um texto para não ser lido. Espero que entendam, irmãs, que eu estou cansada e que dizer isso gera mais revolta, porque não devemos parar de lutar, mas a revolta vai me cansar ainda mais e hoje sou apenas cansaço. Espero que esteja claro que este texto também não obedece nenhuma métrica ou lógica preestabelecida, não é para ser bonito, nem inspirador, é apenas para ser o que é, uma mulher cansada.
Hoje eu quero apenas fazer nada, ler boas notícias, ter conversas bem leves porque hoje estou com preguiça até de pensar. Hoje eu quero que todas vocês possam escolher fazer exatamente o que quiserem. Hoje eu quero que vocês tenham condições favoráveis para poderem escolher. Hoje eu quero que vocês sejam livres e plenas. Hoje, amanhã e sempre. Feliz dia internacional das mulheres.

Um comentário:

Causticidade Cotidiana disse...

Hoje, 14 de Abril, eu venho lhe desejar um feliz dia da mulher, Marina. E também um feliz dia da estudante universitária, e por que não um feliz dia da consumidora de livros, sejam eles técnicos ou não, também?
Há um condicionamento (entre muitos outros) na sociedade: há apenas um dia no ano para cada coisa. Um dia para os pais, um para as mães, um para as mulheres, um para o aniversário. E nestes dias, as pessoas homenageadas são bombardeadas por belas mensagens e presentes, que parecem ser esquecidos nos dias seguintes, não por quem recebeu, mas por quem os deu.
Nessa semana, fiz aniversário. Eu não ligo para isso, pra mim, é um dia como qualquer outro. Fui atacado por abraços e mensagens bonitas, e eu agradeci com uma falsidade que sou capaz de adotar apenas uma vez por ano, justamente em meu aniversário. Me senti cansado, assim como você descreveu no texto.
Que tal surpreender e ser surpreendido fora de época? Ou talvez não falar nada, certas coisas deveriam ser compreendidas sem explicação ou sem excesso de informação.
Fato é que cansa ter de ouvir coisas que, na verdade, não deveriam ser motivo de inspiração para partir para a luta, mas sim deveriam ser direitos. Certas coisas não deveriam ser lembradas, deveriam ser intrínsecas e presentes em nossas rotinas.
Muitas coisas são como não deveriam ser.

Postar um comentário